Presente Desde O Período Colonial
O papel de pilar econômico nacional é desempenhado pela agropecuária há muito tempo. No período de colonização, o setor foi a solução escolhida para explorar as riquezas advindas das terras brasileiras. Levando em consideração aspectos climáticos e de tipificação do solo, inicialmente, a coroa portuguesa optou pela agricultura. Primeiro com o cultivo de cana-de-açúcar na região Nordeste e, posteriormente, com o cultivo de café na região Sudeste. O desenvolvimento da produção pecuária se deu depois.
No entanto, é importante ressaltar que a agropecuária não serviu apenas como uma ferramenta econômica de exploração do país. A ocupação do território brasileiro se deu a partir do movimento gerado por esse setor! Destacando-se, por exemplo, a pecuária que conduziu o povoamento ao interior do Brasil.
Ao longo da história, a agropecuária passou a ser uma atividade produtiva imprescindível que caracteriza a economia e o território brasileiro.
O Triunfo Da Agropecuária Brasileira
Sendo uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no Brasil, a agropecuária encontrou no território canarinho os fatores facilitadores para o seu estabelecimento. Entre esses fatores estão:
- Solo fértil em boa parte do território;
- A configuração climática quente e úmida: benéfica para a consolidação de culturas tropicais e a criação de animais;
- O relevo irregular nas superfícies: fator favorável à ocupação;
- Grande população geradora de demanda para o mercado interno;
- Generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento do setor agropecuário.
Cenário Agro/Pec Contemporâneo Brasileiro
Num contexto contemporâneo de mercado, onde a produção agropecuária obedece o modo produtivo capitalista, o Brasil é um dos maiores produtores agrícola e pecuário do mundo. Com maior parte da produção voltada para o mercado consumidor externo, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e bovinos. Sendo, ainda, o segundo e terceiro na produção de soja (2º), milho (3º), suínos (3º) e equinos (3º).
A agropecuária é responsável por 8% do PIB brasileiro, gerando emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa. Desta forma, há um cenário real de dependência econômica do Brasil com esse setor.
Perspectiva Positiva Para o Setor Brasileiro
O processo de modernização e mecanização da produção rural, com a inclusão de maquinários de tecnologia de ponta e de aplicativos online de gestão do ciclo produtivo, é o primeiro fator que garante a perspectiva positiva para o futuro da atividade agropecuária brasileira. Somado aos elevados índices de exportação de alimentos, à abertura de novos mercados, à produção de bioenergia com o desenvolvimento ampliado da biotecnologia e ao aumento da competitividade do setor rural, é garantida a expectativa de crescimento para esse setor no Brasil.
O post A Agropecuária No Brasil apareceu primeiro em Fertili.
No comments:
Post a Comment